A empresa de tecnologia Dell Technologies recusou formalmente uma proposta para adicionar o bitcoin (BTC) como ativo financeiro em sua estratégia corporativa.
A proposta foi apresentada pelo National Center for Public Policy Research (NCPPR) no início deste ano e solicitava que a companhia considerasse adicionar a criptomoeda primária ao seu balanço como uma forma de proteger seus recursos contra a inflação.
“O Bitcoin é uma reserva de valor melhor do que títulos ou dinheiro para garantir a lucratividade de longo prazo e atuar como um hedge contra a inflação. Portanto, a Dell deveria considerar usar Bitcoin em vez de manter caixa e títulos”, argumentou o NCPPR.
No entanto, a empresa rejeitou a sugestão, afirmando que a decisão de manter bitcoin deve ser tomada exclusivamente pelo conselho de administração da companhia, preservando a autonomia da gestão sobre a administração de ativos e de caixa.
“A decisão de manter Bitcoin é uma questão operacional de negócio e deve ser tomada de forma independente pelo conselho. A interferência excessiva da gestão nessa área compromete a autonomia da administração e do conselho”.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) apoiou a posição da Dell. Em resposta a um pedido da empresa, o órgão regulador afirmou que não havia nenhum problema em excluir a proposta da assembleia de acionistas de 2025.