Um dos maiores ícones do universo dos NFTs mudou de mãos. A Yuga Labs, empresa responsável pela criação do famoso Bored Ape Yacht Club, anunciou a venda da coleção CryptoPunks para a NODE Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada à preservação da arte digital.
Os detalhes do acordo não foram divulgados, e representantes da Yuga Labs preferiram não comentar a transação.
A NODE Foundation já havia chamado atenção em abril ao anunciar um aporte de US$ 25 milhões para investir no “futuro da arte digital”, doados pelo investidor Micky Malka (que também preside a fundação) e Becky Kleiner.
Criados originalmente pela Larva Labs, os CryptoPunks foram comprados pela Yuga Labs em 2022, no auge do frenesi dos NFTs, quando obras digitais eram vendidas por valores milionários. Um dos CryptoPunks chegou a ser negociado por quase US$ 24 milhões em criptomoedas, segundo o site oficial do projeto.
Apesar de o mercado ter desacelerado desde então, Malka afirmou que os CryptoPunks “iniciaram um movimento cultural” e que a NODE pretende “proteger esse marco da arte digital para o futuro”, tornando-o mais acessível ao público.
Leia mais: Com apoio bilionário, China investe em robôs humanoides que se montam sozinhos