Nova regra do INSS obriga uso de biometria para aposentados acessarem consignado

Nova regra do INSS obriga uso de biometria para aposentados acessarem consignado
Imagem destaque: ChatGPT

A partir desta sexta-feira (23), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que desejarem contratar novos empréstimos consignados precisarão cadastrar seus dados biométricos na plataforma Meu INSS, pela internet.

A medida de segurança foi oficializada em despacho publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (19), assinado pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Junior. 

O documento destaca que a identificação biométrica visa melhorar a segurança e a conformidade nos processos de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados, permitindo o mapeamento de vulnerabilidades operacionais e a implementação de medidas corretivas.

A liberação de novas autorizações para empréstimos consignados estava suspensa desde 8 de maio, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão foi motivada por investigações sobre cobranças indevidas de mensalidades associativas e de empréstimos não autorizados.

Conforme o TCU, o INSS deve exigir a assinatura eletrônica avançada e os dados biométricos dos beneficiários para autorizar descontos em folha em favor de sindicatos e entidades sociais, assim como para empréstimos consignados. 

O INSS reforça que não solicita documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por redes sociais ou aplicativos como o WhatsApp. Os serviços e informações oficiais estão disponíveis exclusivamente pelo site, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Leia mais: CVM adia Pix dos investimentos para 2026

Deixe seu comentário: