Tesla planeja lançar robotáxis autônomos em 12 de junho

Tesla planeja lançar robotáxis autônomos em 12 de junho
Imagem destaque: ChatGPT

A Tesla estabeleceu o dia 12 de junho como data interna para o lançamento de seu serviço de robotáxis autônomos em Austin, Texas. A informação foi divulgada por uma fonte da Bloomberg e confirmada indiretamente por Elon Musk, CEO da empresa, em uma publicação na rede social X.

Segundo Musk, os testes com os Model Y autônomos já estão ocorrendo nas ruas da cidade “há vários dias”. Ele destacou que os veículos estão operando sem incidentes e sem condutores nos bancos dianteiros.

“Um mês adiantado em relação ao cronograma. No próximo mês, faremos a primeira entrega autônoma da fábrica até o cliente”.

No entanto, a Fortune apontou que a Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA, o Departamento de Bombeiros e o Departamento de Transporte ainda não receberam informações sobre o funcionamento dos veículos autônomos, nem orientações sobre como proceder em caso de acidente ou necessidade de resgate dos passageiros.

Em março de 2025, a Tesla realizou um teste de seis horas com socorristas em uma pista fechada em Austin. Participaram do exercício membros do Departamento de Bombeiros, do Departamento de Polícia de Austin, do Departamento de Segurança Pública do Texas e de autoridades do Condado de Williamson.

O objetivo foi simular cenários de tráfego realistas para avaliar a interação entre os veículos autônomos da montadora de carros e os serviços de emergência. Durante o teste, 60 motoristas conduziram veículos da Tesla e carros particulares, recriando situações comuns do cotidiano urbano.

Essas simulações contavam com rotas “críticas”, onde se evitou ao máximo a intervenção humana, e rotas “adversas”, que replicaram cenários desafiadores, como retornos ao tráfego após paradas inesperadas.

Mesmo assim, as autoridades da cidade confirmaram que ainda aguardam documentação completa e treinamentos adequados.

A data de 12 de junho, apesar de considerada internamente pela Tesla, ainda pode sofrer alterações. Porém, até o momento, nenhuma mudança nos planos foi comunicada.

Leia mais: Elon Musk é acusado de uso excessivo de drogas durante campanha de Trump por fontes do NYT

Deixe seu comentário: