As autoridades alemãs realizaram uma operação em larga escala, resultando na apreensão de servidores pertencentes a mais de 40 exchanges de criptomoedas online. Os usuários desses sites agora são direcionados a uma página da Polícia Criminal Alemã que informa sobre a “Operation Final Exchange”.
A ação tem como alvo principais afiliados de grupos de ransomware, proprietários de botnets e prestadores de serviços no darknet. De acordo com a polícia, foram confiscados servidores que, supostamente, eram usados por criminosos e que armazenavam dados pessoais, detalhes de transações e endereços IP.
O anúncio da polícia destaca que os operadores desses serviços fraudulentos frequentemente enganavam os usuários, alegando que suas plataformas não armazenavam dados e que todas as informações eram deletadas após as transações.
No entanto, a realidade é bem diferente.
A operação revelou que as promessas de anonimato eram infundadas, com os agentes descobrindo e confiscando servidores de desenvolvimento, produção e backup, e acessando dados críticos, como registros de transações e IPs dos usuários.