O preço do bitcoin (BTC) está em alta, com a criptomoeda ultrapassando a marca de US$ 77 mil na última sexta-feira e, segundo analistas do JPMorgan, essa tendência pode se estender por pelo menos oito semanas.
O relatório divulgado pelo banco sobre a valorização da criptomoeda primária aponta que ela é impulsionada, em parte, pela expectativa com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
De acordo com os analistas do JPMorgan, “a influência do chamado ‘Trump trade’ deve ressoar por mais algumas semanas de maneira similar ao cenário de 2016.”
Os analistas explicam que, além do crescimento do bitcoin, o ouro também pode se beneficiar desse cenário.
Ambos são considerados ativos de proteção contra a desvalorização das moedas.
A política de tarifas comerciais, defendida por Trump, é uma das razões para a valorização desses ativos, pois o ex-presidente planeja impor taxas de importação como estratégia de negociação com outros países, com foco na China.
A expectativa é que o mercado de criptomoedas e o ouro sigam essa tendência, devido ao que os analistas do JPMorgan chamam de “debasement trade”, prática em que investidores buscam ativos de proteção em resposta ao enfraquecimento das moedas fiduciárias e às incertezas globais.
A postura de Trump, favorável à indústria cripto e com ênfase nas tarifas, pode criar condições favoráveis para o fortalecimento desses ativos até 2025.