De acordo com o analista Eric Balchunas, da Bloomberg, Litecoin (LTC) e Hedera (HBAR) estão na mira para serem incluídos entre os próximos ETFs spot de criptomoedas aprovados nos Estados Unidos.
No entanto, Balchunas demonstrou ceticismo sobre a demanda que esses tokens poderiam gerar.
Além disso, o especialista acredita que XRP e Solana (SOL) também podem estar próximos de obter a liberação para fundos focados no mercado spot.
Um dos argumentos para essa perspectiva é o fato de que o XRP pode deixar, de uma vez por todas, de ser visto como um valor mobiliário pela SEC dos EUA.
Outro ponto importante é que a Comissão mudará de liderança no próximo mês. Gary Gensler, presidente da SEC responsável por arrastar o processo da agência reguladora contra a Ripple, empresa por trás do XRP, já anunciou sua saída do cargo para 20 de janeiro do próximo ano.
Em comunicado, ele descreveu seu período à frente da agência, iniciado em abril de 2021, como “a honra de uma vida”.
“Foi uma honra imensa servir com eles em nome dos americanos comuns e garantir que nossos mercados de capitais continuem sendo os melhores do mundo… A SEC cumpriu sua missão e aplicou a lei sem medo ou favorecimentos”.
Gensler não é o único a sair da SEC
Conforme noticiado pelo Blackchain.news, a comissária Caroline Crenshaw está de saída da Comissão após não conseguir o apoio necessário para sua recondução ao cargo.
A decisão foi anunciada depois que o Comitê de Bancos, Habitação e Assuntos Urbanos do Senado cancelou a votação que definiria seu futuro na agência.
Crenshaw é conhecida por sua postura rígida em relação ao mercado cripto, sendo, inclusive, uma das vozes contrárias à aprovação de ETFs spot de Bitcoin (BTC).
Alguns críticos chegaram a classificá-la como mais hostil às criptomoedas do que o atual presidente da SEC, que pelo menos mostra algum apreço pelo BTC.
Para além da indústria blockchain, a comissária enfrentou resistência de lobistas que consideravam sua abordagem excessivamente conservadora.
Leia mais: BlackRock descarta ideia de lançar ETFs de Solana e XRP