A plataforma descentralizada Sky, antiga MakerDAO, anunciou uma votação de governança que poderá resultar na remoção completa do Wrapped Bitcoin (wBTC) de seu ecossistema. A proposta visa descontinuar o uso do wBTC como colateral para empréstimos devido a preocupações sobre sua conexão com o fundador da Tron, Justin Sun.
A proposta também destaca a substituição do wBTC por alternativas, como dlcBTC, tBTC (da Threshold), FBTC (da Mantle Network) e o cbBTC, token emitido pela Coinbase.
“Produtos atrelados a Justin Sun apresentam um histórico negativo e acarretam altos riscos de contraparte”, afirmou monet-supply, um dos analistas e representantes da DAO.
O processo de separação do wBTC da plataforma está planejado para ocorrer em cinco etapas. Caso seja aprovada, o início do afastamento deve ocorrer em 26 de setembro.
No momento da escrita deste artigo, a plataforma SparkLend da Sky detém US$ 73 milhões em empréstimos respaldados por wBTC, além de US$ 127 milhões em dívidas associadas ao token.