A blockchain Solana (SOL) atraiu mais desenvolvedores novatos do que o Ethereum (ETH) em 2024, encerrando um reinado de oito anos da rival nesse aspecto.
Segundo relatório da Electric Capital, a rede da SOL trouxe para seu ecossistema 7.625 novos desenvolvedores neste ano, enquanto o Ethereum atraiu 6.456.
O crescimento da Solana foi impulsionado pela adesão de profissionais na Ásia, resultando em um salto de 83% na atividade do ecossistema em relação ao ano anterior.
Além disso, em momentos específicos do ano, a Solana conseguiu superar o Ethereum em atividade de rede e taxas diárias geradas, com destaque para os dias 18 de março e 28 de outubro.
Ethereum segue líder global em atividade total de desenvolvedores
Apesar do crescimento da SOL, a rede do ETH mantém a posição de maior ecossistema de desenvolvedores no mundo.
Mesmo com uma queda de 17% no número de devs mensais no último ano, a plataforma de contratos inteligentes ainda conta com 6.244 profissionais ativos regularmente.
Além disso, as soluções Layer 2 (L2) do Ethereum continuam ganhando tração, apresentando um crescimento de 64% desde 2021. Um quarto de todos os desenvolvedores mensais de cripto agora trabalham nessas soluções ou diretamente no mainnet da principal altcoin do mercado.
O Eigenlayer, protocolo de restaking baseado no ETH, foi identificado como o ecossistema de desenvolvedores que mais cresceu em 2024, com um aumento de 167% em sua base de profissionais ativos.
Leia mais: Solana (SOL) apresenta proposta para aumentar limite de bloco da rede