A Apple e a Samsung estão em tratativas com o Banco Central do Brasil para integrar a funcionalidade de Pix por aproximação em suas carteiras digitais, o Apple Pay e o Samsung Wallet.
Atualmente, o processo para realizar um pagamento via Pix envolve a abertura do aplicativo do banco do usuário e a realização da transferência ou a leitura de um código QR.
Com a nova funcionalidade, prevista para ser lançada no primeiro trimestre de 2025, os usuários poderão vincular suas contas bancárias diretamente às carteiras digitais, tornando o processo mais rápido e conveniente.
Quais os próximos passos?
A integração depende de um alinhamento com o Open Finance, sistema que permite o compartilhamento seguro de dados entre instituições financeiras.
Como a Apple e a Samsung não são registradas como “iniciadoras de pagamento”, que são as entidades reconhecidas para realizar transações em nome dos clientes, há a necessidade de negociações com o Banco Central para viabilizar a operação sem que as empresas precisem passar por um longo processo de regulamentação.
Caso as negociações não sejam bem-sucedidas, Apple e Samsung poderão ter que optar pelo caminho tradicional de registro, com processos regulatórios que podem se estender por meses.
O Pix por aproximação já passou por sua regulamentação específica em julho e está programado para iniciar testes em novembro, com lançamento oficial para o público geral marcado para 28 de fevereiro de 2025.
A Google Wallet, carteira digital nativa do Android, já está reconhecida como iniciadora de transações de pagamento pelo Banco Central e oferece serviços de Pix aos usuários do PicPay e C6 Bank.
Fonte: TudoCelular