A Avalanche (AVAX) lançou a testnet “Avalanche9,000”, atualização que irá reduzir os custos e tornar o desenvolvimento de blockchains Layer 1 (L1) mais acessível.
A testnet já está em operação, sendo um passo muito importante para a implementação da atualização na mainnet da Avalanche, a C-Chain, em 2025.
De acordo com Stephen Buttolph, arquiteto-chefe de protocolos da Ava Labs, o foco principal do upgrade é diminuir os custos em todos os componentes do ecossistema Avalanche, desde a redução das taxas da C-Chain até a eliminação das exigências de capital para validadores L1.
Além disso, o Avalanche9,000 traz consigo a atualização Etna, que introduz alterações nas regras de validação e o rebranding das sub-redes da AVAX, que passarão a ser chamadas de “Avalanche L1s”.
Dentro dos detalhes técnicos, dois componentes-chave, ACP-77 e ACP-125, têm como objetivo a redução de custos e a melhoria da interoperabilidade.
O ACP-77 apresenta uma nova estrutura de governança para validadores, permitindo a criação de blockchains interoperáveis e de baixo custo.
Já o ACP-125 promete reduzir as taxas básicas de transação na C-Chain de 25 nAVAX para 1 nAVAX.
Embora a redução de taxas individuais seja pequena, a diminuição de 96% nos custos totais representa uma grande economia para desenvolvedores que buscam criar e manter aplicações na Avalanche.
Leia mais: BlackRock anuncia expansão de seu fundo tokenizado para a Avalanche (AVAX)