Azeite deve ficar 20% mais barato no Brasil em 2025

Azeite deve ficar 20% mais barato no Brasil em 2025
Pexels

Após um período de alta nos preços do azeite, especialistas projetam um alívio no bolso dos consumidores em 2025. Leonardo Scandola, diretor comercial da Filippo Berio, uma das principais marcas de azeite na América Latina, prevê uma redução de pelo menos 20% no início do próximo ano, com possíveis quedas adicionais ao longo de 2025. A previsão vem após uma alta de cerca de 50% no último ano, conforme dados do IBGE.

A queda nos preços está atrelada ao aumento da produção de azeitonas na Espanha, principal produtora mundial de azeite. Para a safra 2024/25, o país deve colher entre 1,4 e 1,6 milhão de toneladas, um bom crescimento em relação à safra anterior, que totalizou 850 mil toneladas. Esse aumento de produção deve aliviar a pressão sobre os preços, que foram fortemente impactados pelas condições climáticas adversas nos últimos dois anos, devido a secas severas em importantes regiões produtoras como Espanha, Grécia e Portugal.

Contudo, Scandola alerta que fatores como a demanda global e as variações cambiais poderão influenciar os preços no mercado.

Além disso, o clima continua sendo um ponto de atenção. Embora a safra na Espanha prometa ser robusta, a Itália pode enfrentar quedas na produção devido ao estresse hídrico e à seca. Com isso, o país deve registrar uma redução de 32% na produção de azeite.

De acordo com Scandola, “é fundamental que as regiões produtoras invistam em tecnologias capazes de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como o desenvolvimento de variedades de oliveiras mais resistentes à seca e o uso de sistemas que ajudem a prever e minimizar a escassez de água.”

Fonte: Exame

Deixe seu comentário: