Uma baleia de criptomoedas sofreu um prejuízo de mais de US$ 32 milhões em tokens após cair em uma armadilha ao assinar uma transação fraudulenta.
A transferência foi revelada pelo serviço de segurança ScamSniffer em uma postagem na rede social X e resultou no roubo de 12.083 tokens Wrapped Ethereum (spWETH) da plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) Spark.
Como o golpe aconteceu?
A fraude foi facilitada por um serviço de scam conhecido como Inferno Drainer, que, de acordo com a empresa de inteligência blockchain Arkham, é especializado em atacar usuários por meio de versões falsas de aplicativos DeFi populares.
O objetivo desses ataques é induzir as vítimas a cederem o controle de suas carteiras digitais. Até o momento, o Inferno Drainer já roubou US$ 215 milhões de 200 mil usuários ao longo de sua operação, conforme relatado pelo Dune Analytics.
Os operadores do scam, que supostamente cobram uma comissão de 20% sobre os valores roubados, haviam encerrado suas atividades em novembro de 2023. No entanto, em maio deste ano, ele voltou a funcionar, prometendo ser “melhor do que nunca”, com novos métodos, uma equipe renovada e realizando operações em 28 blockchains.
Dinheiro de volta?
Embora a identidade exata da vítima ainda não tenha sido confirmada, investigações apontam para a conexão da carteira afetada com o investidor apelidado de CZSamSun.
Um pedido de recompensa de 20% pela devolução dos fundos foi enviado da carteira da vítima, mas, até o momento, não houve resposta do suposto golpista.