O Banco do Brasil (BB) e o Santander estão entre os bancos que planejam antecipar o uso do Pix automático, que permitirá cobranças recorrentes, similar ao débito automático, centralizando as transações em um único banco.
O Santander pretende lançar o Pix automático em 28 de outubro, inicialmente para pagamentos dentro de sua própria rede. Para clientes pessoas físicas, o serviço será gratuito, mas ainda não há definição sobre tarifas para pessoas jurídicas. O Banco do Brasil, por sua vez, está convidando seus clientes a participar de um projeto-piloto do Pix automático.
Outra inovação que em breve será implementada é o Pix por aproximação. Na última semana, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou uma parceria com a carteira digital do Google para viabilizar essa nova modalidade.
O Banco do Brasil, em parceria com a Cielo, deu início a um projeto-piloto na última sexta-feira (11), permitindo que correntistas realizem compras simplesmente aproximando seus celulares de máquinas de pagamento Cielo em estabelecimentos selecionados de Brasília e São Paulo.
Para transações de até R$ 200, os clientes precisam apenas abrir o aplicativo do BB e selecionar a opção “Pix por aproximação”. Para valores superiores, será necessária autenticação adicional com a senha transacional.
É importante destacar que o Banco Central adiou o lançamento do Pix por aproximação para 16 de junho de 2025.