Bank of America avalia lançamento de uma stablecoin

Bank of America avalia lançamento de uma stablecoin
Fortune

O Bank of America (BoF) está preparado para lançar sua própria stablecoin caso a regulamentação permita, afirmou o CEO da instituição, Brian Moynihan, durante evento no Economic Club of Washington.

Moynihan enfatizou que uma stablecoin emitida por bancos não seria muito diferente dos produtos financeiros tradicionais já disponíveis, como fundos do mercado monetário com acesso a cheques ou contas bancárias convencionais. Segundo ele, o sistema financeiro já opera majoritariamente de forma digital, com transações eletrônicas sendo a norma para grandes movimentações entre bancos centrais e instituições financeiras.

O CEO também mencionou que a maioria dos pagamentos já ocorre sem o uso de dinheiro físico, impulsionada pelo crescimento de cartões de crédito, débito e sistemas como o Zelle.

Moynihan observou que uma grande quantidade de cédulas movimentadas pelo banco ocorre como parte de serviços prestados ao governo, e que a manipulação de grandes volumes de dinheiro físico apresenta desafios práticos, como peso e armazenamento.

No entanto, ele reconhece que o dinheiro em espécie ainda desempenha um papel importante para pequenas empresas e consumidores que utilizam caixas eletrônicos e agências bancárias.

Além disso, o Bank of America tem acompanhado a evolução do mercado de criptomoedas e pagamentos digitais. Para exemplificar, Moynihan já havia apontado que, caso a regulamentação seja clara e permita transações seguras e identificáveis, os bancos dos Estados Unidos devem avançar rapidamente na adoção desses meios de pagamento.

Leia mais: Acabou! O mercado de criptomoedas está caindo por causa dos grandes players, aponta analista

Deixe seu comentário: