A Binance anunciou que suspenderá temporariamente depósitos e saques na rede Cardano (ADA) amanhã, 29 de janeiro de 2025. A exchange de criptomoedas realiza essas suspensões durante grandes atualizações de rede com o intuito de evitar possíveis problemas ou interrupções enquanto o upgrade ocorre.
A suspensão das operações na blockchain Cardano começará às 20h45 (UTC), ou 17h45 no horário de Brasília, e está relacionada à implementação do hard fork Plomin, previsto para o mesmo dia, às 21h45 (UTC), ou 18h45 no horário de Brasília.
Segundo a Binance, a interrupção afetará apenas depósitos e saques, sem impactar as negociações de ADA na plataforma, que continuarão funcionando normalmente. Os serviços deverão ser retomados assim que a atualização for concluída e a estabilidade da rede for garantida.
Governança fortalecida
O hard fork Plomin trará melhorias voltadas para a governança da Cardano. Essa atualização é a segunda fase do upgrade Chang, anteriormente conhecido como Chang #2, que foi renomeado em homenagem ao colaborador da comunidade da ADA, Matthew Plomin.
A primeira fase do upgrade, o Chang #1, marcou o início de uma transição na Cardano para um modelo de governança totalmente comunitário.
Durante essa etapa, foi elaborada e aprovada uma constituição preliminar da rede em dezembro de 2024.
Agora, com a chegada do hard fork Plomin, será introduzido um sistema de votação que permitirá aos detentores de ADA participarem das decisões da rede, seja diretamente ou por meio de representantes delegados.
O hard fork recebeu aprovação oficial em 24 de janeiro de 2025, após cumprir três requisitos:
- 94% dos pools de stake atualizados para a versão necessária do node Cardano
- 65,38% de aprovação pelos operadores de stake pools (SPO)
- 100% de apoio pelo Comitê de Governança da Cardano (ICC)
A partir disso, o upgrade foi autorizado para ser implementado na blockchain na data prevista.
Leia mais: Binance é acusada de manipulação de mercado após transferência de US$ 20 milhões