O preço do bitcoin (BTC) na exchange de criptomoedas Upbit da Coreia caiu abaixo de US$ 75 mil.
De acordo com o jornalista Wu Blockchain, todos os pares de negociação com KRW nas exchanges sul-coreanas apresentaram grandes quedas, com o BTC e o XRP sendo as criptomoedas mais impactadas.
Além disso, as exchanges de sul-coreanas enfrentaram dificuldades operacionais, com a negociação cripto quase impossível.
No momento da escrita do artigo, o preço do bitcoin na Upbit já estabilizou seu preço em relação ao mercado global, atingindo US$ 96 mil.
O motivo da queda
Esse caminho de correção veio após o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, anunciar a imposição da lei marcial de emergência no país, algo que não era feito desde 1980.
Segundo o anúncio de Yoon, o parlamento, controlado pela oposição, está envolvido em atividades anti-estatais e demonstrando simpatia por Pyongyang.
Em uma coletiva de imprensa, o presidente sul-coreano afirmou que seu governo está determinado a “erradicar forças pró-Norte e proteger a ordem democrática constitucional”.
Em resposta ao movimento de Yoon, o Partido Democrático da oposição convocou uma reunião de emergência.
O que é a lei marcial
Essa é uma medida excepcional que impõe o controle militar sobre as funções do governo civil. Normalmente, ela é declarada em situações de emergência, como crises graves, conflitos armados ou quando há uma ameaça à ordem pública e à segurança nacional.
Durante a vigência da lei marcial, as autoridades militares podem assumir o controle das instituições governamentais, restringir liberdades civis, impor toques de recolher, censurar a imprensa e até mesmo deter pessoas sem julgamento.
Por ser uma medida drástica, ela é considerada uma última linha de defesa quando os meios normais de governo não são mais eficazes.
Leia mais: Coreia do Sul adia tributação sobre criptomoedas por dois anos