A BlackRock irá lançar um produto negociado em bolsa (ETP) de Bitcoin na Suíça. Segundo a Bloomberg, a novidade pode chegar ao mercado ainda este mês, marcando a primeira grande iniciativa da empresa no setor cripto fora da América do Norte.
Nos Estados Unidos, os ETFs de criptomoedas já captaram US$ 116 bilhões. O iShares Bitcoin Trust (IBIT), da própria BlackRock, se tornou um dos produtos mais bem-sucedidos do segmento, registrando um dos lançamentos mais expressivos da história dos ETFs.
Enquanto isso, na Europa, o mercado de ETPs criptos movimenta atualmente US$ 17,3 bilhões e conta com 160 produtos rastreando Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas menores.
Já a escolha da BlackRock pela Suíça como ponto de entrada para essa expansão não é por acaso. Afinal, o país é reconhecido por sua abordagem favorável ao mercado blockchain, oferecendo um ambiente regulatório estável e seguro para empresas do segmento.
A confiança institucional no Bitcoin
Durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, o CEO da BlackRock, Larry Fink, reforçou seu apoio ao Bitcoin, apontando que a criptomoeda tem o potencial de proteger indivíduos contra a desvalorização das moedas fiduciárias em períodos de inflação elevada.
Além disso, os executivos da BlackRock, Samara Cohen, diretora de investimentos em ETFs, e Jay Jacobs, chefe de ETFs temáticos nos EUA, destacaram que os investidores estão cada vez mais interessados em acessar o BTC por meio de produtos estruturados como os ETPs.
Leia mais: Manipulação ou correção natural? Entenda o que está por trás da queda do bitcoin