O Brasil registrou em setembro o maior volume de exportações de carne bovina já visto em um único mês. Foram 314,7 mil toneladas embarcadas, superando o recorde anterior de julho, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior. O crescimento foi de 25,1% em relação ao mesmo mês de 2024.
Mesmo após a imposição de tarifas pelos Estados Unidos (EUA) em agosto, o país conseguiu aumentar sua presença no mercado global. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes afirma que a diversificação dos destinos, como o México, e a intensificação das vendas para a China foram fundamentais para o desempenho.
As sobretaxas aplicadas pelos EUA chegaram a 76,4%, combinando uma taxa adicional de 50% às tarifas já existentes. Apesar disso, frigoríficos brasileiros seguem enviando carne ao mercado norte-americano, em especial cortes de maior valor agregado e contratos já firmados.
Em julho, o Brasil havia exportado 276,9 mil toneladas, até então o maior volume da série histórica. No mês seguinte, em agosto, houve queda para 268,6 mil toneladas por conta da incerteza com as tarifas.
Leia também:
FGTS: novas regras limitam antecipação do saque-aniversário
Colômbia lança Bre-B, sistema de pagamentos instantâneos inspirado no Pix
Anvisa aciona agências globais por antídoto contra metanol
Fique por dentro das notícias mais quentes do mercado brasileiro: entre no nosso canal no WhatsApp