Após anos de desenvolvimento, a Input Output Global (IOG), empresa responsável pela Cardano (ADA), está prestes a lançar uma nova blockchain voltada para o setor de privacidade: o Midnight.
Projetado como uma blockchain de quarta geração, o Midnight tem o objetivo de redefinir a questão da privacidade em redes descentralizadas, facilitando sua adoção em larga escala por empresas e usuários comuns.
Charles Hoskinson, fundador da Cardano, destacou que o Midnight se diferencia pela tecnologia e pela forma de distribuição de seus tokens.
Além disso, no evento Token2049, o empresário anunciou o “Glacier Drop”, distribuição de tokens que abrangerá 135 milhões de contas nas principais redes de criptomoedas.
Essa abordagem difere dos airdrops convencionais, nos quais os tokens são distribuídos apenas aos detentores nativos da moeda. No Glacier Drop, qualquer pessoa poderá “minerar” os tokens Midnight.
Como será a distribuição?
De acordo com o CEO da Midnight, Eran Barak, todo o fornecimento de tokens será direcionado aos usuários, sem privilégios para insiders ou grandes investidores.
Ainda há incertezas sobre quais redes serão incluídas no Glacier Drop, mas especulações indicam que Bitcoin, Ethereum, Solana e BNB Chain estão entre as plataformas consideradas.
O modelo exato de distribuição e os critérios para participação ainda não foram esclarecidos e devem ser revelados nos próximos documentos oficiais do projeto.
Dualidade de tokens e foco na privacidade
O Midnight operará com um sistema de dois tokens: o NIGHT, usado para governança e recompensas de blocos, e o DUST, que será utilizado para transações dentro da rede.
Enquanto o NIGHT será negociável, o DUST terá características avançadas de privacidade, não podendo ser transferido entre usuários.
Essa estrutura foi projetada para mitigar preocupações sobre o uso indevido de tecnologias de privacidade para atividades ilícitas.