Cardano anuncia airdrop para 37 milhões de usuários

Cardano anuncia airdrop para 37 milhões de usuários
Imagem destaque: ChatGPT

O fundador da Cardano (ADA), Charles Hoskinson, apresentou novos detalhes do airdrop da sidechain focada em privacidade do ecossistema da concorrente do Ethereum (ETH): a Midnight. O anúncio foi feito durante o evento Consensus 2025, realizado em Toronto.

A distribuição dos tokens NIGHT (de governança) e DUST (voltados para transações privadas) será feita para 37 milhões de usuários em oito grandes blockchains: Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Cardano (ADA), XRP, Solana (SOL), BNB Smart Chain (BSC), Avalanche (AVAX) e Polygon (POL).

Diferente da maioria dos airdrops do mercado cripto, o Glacier Drop não contemplará fundos de capital de risco (VCs). De acordo com Hoskinson, a intenção é priorizar totalmente os usuários do varejo. No entanto, detalhes como:

  • snapshots de carteiras,
  • volume mínimo de transações,
  • necessidade de inscrição prévia,
  • ou KYC (verificação de identidade)

ainda não foram confirmados.

NIGHT e DUST poderão ser livremente mantidos ou negociados pelos beneficiários do airdrop. Embora a distribuição dos tokens esteja prevista para ocorrer antes do lançamento da mainnet da Midnight, programado para o final de 2025, a data específica do airdrop ainda não foi divulgada.

O que é a Midnight?

Essa é uma sidechain que utiliza a tecnologia de provas de conhecimento zero, especificamente ZK-SNARKs, permitindo que transações e contratos inteligentes sejam validados sem revelar informações sensíveis. Isso garante que dados confidenciais permaneçam privados, atendendo às exigências de regulamentações como o GDPR (General Data Protection Regulation), ou Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

A rede opera com dois tokens distintos:

  • NIGHT: token de governança não protegido (unshielded), utilizado para participação em decisões da rede e recompensas de validação.
  • DUST: token protegido (shielded) destinado a transações privadas e atividades dentro da rede.

Essa estrutura permite que usuários escolham entre transações públicas ou privadas, conforme suas necessidades.

Além disso, a sidechain permite que desenvolvedores de diferentes blockchains (Ethereum, Bitcoin, Solana) criem aplicativos que funcionem na Midnight. Esses desenvolvedores podem pagar taxas de rede com suas próprias moedas, sem precisar converter para tokens da Cardano, criando um ambiente colaborativo entre redes, ao invés de concorrência direta.

Leia mais: Bots de trading na Solana geram mais de US$ 1 bilhão em receita

Deixe seu comentário: