Em uma pesquisa promovida pela Weiss Crypto, agência de classificação de criptomoedas e organizações financeiras, a Cardano (ADA) venceu na categoria de melhor tecnologia entre as altcoins. Com 76% dos votos, a criptomoeda superou suas concorrentes diretas, Ethereum (6,7%) e Solana (8,1%).
A pesquisa contou com a participação de 7.000 pessoas, com o fundador da ADA, Charles Hoskinson, comentando: “Nice poll“.
O desenvolvimento da Cardano é baseado em pesquisa científica por pares e no uso de técnicas de verificação formal, além de contar com uma base sólida de desenvolvedores. Outro diferencial da plataforma é sua abordagem metódica para atualizações.
Contudo, apesar de sua tecnologia, dados objetivos como o valor total bloqueado (TVL), volume de transações e casos de uso no mundo real mostram que a Cardano ainda fica atrás de Ethereum e Solana em termos de utilidade prática.
No cenário de finanças descentralizadas (DeFi) e tokens não fungíveis (NFTs), o Ethereum segue sendo a principal referência, acompanhado de perto pela Solana, que vem ganhando espaço devido às suas taxas baixas e velocidade nas transações.