Senadores republicanos da Carolina do Norte apresentaram o Projeto de Lei NC Bitcoin Reserve and Investment Act (SB327), que prevê que até 10% dos fundos estaduais sejam direcionados para a criptomoeda primária, o que, considerando o atual fundo geral de US$ 9,5 bilhões, resultaria em um aporte de US$ 950 milhões.
A proposta, assinada por Todd Johnson, Brad Overcash e Timothy Moffitt, estabelece que o Tesouro Estadual ficaria responsável pela administração do investimento. Para garantir a segurança dos ativos, o bitcoin adquirido seria armazenado em carteiras frias com assinatura múltipla, submetido a auditorias mensais e adquirido exclusivamente por meio de exchanges regulamentadas nos Estados Unidos. Além disso, o estado considera a possibilidade de explorar operações de mineração para aumentar suas reservas.
Se o projeto da Carolina do Norte for aprovado, a liquidação dos BTCs só poderá ocorrer com a aprovação de dois terços de ambas as câmaras da Assembleia Geral. Os recursos provenientes da venda das criptomoedas poderiam ser utilizados para enfrentar crises financeiras, financiar infraestruturas, apoiar pesquisas e educação relacionadas ao Bitcoin, além de servir como garantia para títulos de projetos públicos.
Para assessorar a gestão da reserva, um Conselho Consultivo Econômico especializado na criptomoeda seria estabelecido. O Tesouro Estadual também teria a obrigação de apresentar relatórios trimestrais detalhando o desempenho e a situação da reserva.
Leia mais: Saiba mais sobre a HyperLiquid e como ela tem sido utilizada por golpistas de criptomoedas