O CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, decidiu se retratar na última terça-feira (26), afirmando que reconhece a qualidade da carne brasileira e pedindo desculpas por qualquer interpretação equivocada de suas falas anteriores.
Na semana passada, o executivo havia declarado que a carne proveniente de países do Mercosul não atenderia aos padrões exigidos pela Europa.
A afirmação provocou indignação entre produtores brasileiros, que iniciaram um movimento de boicote à rede de supermercados no país.
Entre os fornecedores que suspenderam entregas estava o frigorífico Masterboi, responsável por enviar 450 toneladas de carne por mês às lojas do Carrefour no Brasil.
Com a retratação de Bompard, a situação começou a ser normalizada. Em uma carta enviada ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o executivo afirmou que a mensagem divulgada anteriormente foi mal interpretada.
“Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor”.
A Masterboi informou que as entregas de carne bovina foram retomadas e que o abastecimento nas lojas será completamente restabelecido nos próximos dias.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) destacou a importância da pecuária do Brasil, que exporta carne para mais de 160 países, atendendo aos mais altos padrões de qualidade e sustentabilidade.