Após o anúncio de uma parceria entre a MetaMask e a Mastercard para o lançamento de um programa piloto de cartão de débito cripto nos Estados Unidos, alguns investidores de criptomoedas mostraram insatisfação com a iniciativa. Afinal, ela iria contra os princípios fundamentais que sustentam esse mercado: descentralização e liberdade financeira.
O cartão permite que os usuários gastem diretamente a partir de suas carteiras MetaMask, convertendo criptos em moeda fiduciária em tempo real durante as transações, através da Layer 2 Linea.
No entanto, os críticos argumentam que o lançamento do produto enfraquece o conceito de um sistema financeiro alternativo, substituindo uma rede descentralizada por um sistema bancário tradicional.
O especialista em blockchain Johana Castellanos também disse estar preocupado quanto à segurança dessa empreitada, apontando que sistemas centralizados podem ser um alvo fácil para ataques.
Castellanos destacou os problemas de segurança enfrentados pela MetaMask, que já sofreu diversos ataques em seu portfólio.
Além disso, a falta de regulamentação do cartão pode trazer taxas elevadas, com estimativas apontando para uma taxa de conversão que pode variar de 6% a 9%, o que geraria alto lucro para as empresas envolvidas, prejudicando os usuários e indo contra o princípio de custo acessível prometido pelas criptomoedas.
MetaMask está confiante
Apesar das críticas, a MetaMask e a Mastercard têm grandes expectativas com o piloto nos Estados Unidos, seguindo diversas implementações no Reino Unido, Brasil, México e Colômbia.
As empresas acreditam que a conveniência do cartão pode facilitar a adoção de criptomoedas pelo público em geral, eliminando a necessidade de transferir os ativos para um banco ou exchange antes de realizar os gastos.
Além disso, a MetaMask assegura que o cartão é equipado com recursos de segurança avançados, dificultando tentativas de fraudes. Enquanto isso, a Mastercard traz sua rede de comerciantes, prometendo transações rápidas, baratas e seguras.
Lorenzo Santos, Gerente Sênior de Produtos da ConsenSys, comentou sobre o lançamento, afirmando que o piloto do cartão MetaMask oferece mais liberdade para os usuários gastarem suas criptos, representando um grande avanço na eliminação das barreiras entre o blockchain e o comércio tradicional.
Leia mais: MetaMask lança recurso para realizar swaps sem taxas em Ethereum (ETH)