Carteira do Google agora suporta Pix por aproximação

Pix terá função de bloqueio e rastreamento de valores
Pixabay

A Google Wallet trouxe uma nova funcionalidade para usuários brasileiros: o pagamento via Pix por aproximação. Em parceria com o Banco Central do Brasil, a novidade foi anunciada na última segunda-feira (4).

A atualização da carteira digital permite que usuários de bancos parceiros realizem pagamentos com apenas um toque. A função está inicialmente disponível para clientes do C6 Bank e PicPay, com o Itaú previsto para aderir nas próximas semanas.

Como utilizar o Pix por aproximação na Carteira do Google

A novidade é fácil de configurar: após vincular a conta bancária ao Google Wallet, basta desbloquear o celular, aproximá-lo da maquininha de pagamento e seguir as etapas de autenticação e confirmação. Todo o processo é suportado pelo protocolo de segurança do Open Finance.

Por enquanto, o recurso exige que o dispositivo tenha NFC, mas os usuários ainda podem utilizar QR Codes ou o Pix Copia e Cola para realizar transações em dispositivos que não contam com essa tecnologia.

Lançamento completo previsto para 2025

Embora a função já esteja disponível para alguns clientes, o lançamento oficial do Pix por aproximação pelo Banco Central está programado para o primeiro semestre de 2025. Até lá, os bancos locais conduzirão testes-piloto para coletar feedback e aprimorar o recurso antes de torná-lo acessível a todos.

Deixe seu comentário: