Os resultados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam mudanças na estrutura familiar do país. Pela primeira vez na história do levantamento, as mulheres superaram os homens no comando das residências, representando 49,1% dos responsáveis por lares.
No Censo de 2010, elas eram responsáveis por 39% dos domicílios.
Número de parceiras responsáveis pela casa tem forte queda
Entre as mulheres, 34% assumem o papel de chefes de família, enquanto 25% foram identificadas como cônjuge ou companheira do responsável, invertendo o cenário registrado no levantamento anterior, em que a maioria feminina era representada como parceira do responsável pela casa.
Segundo o gerente de estimativas do IBGE, Márcio Minamiguchi, essa mudança está relacionada à independência econômica das mulheres, seu maior acesso ao mercado de trabalho e o aumento da renda, fatores que possibilitam maior autonomia na organização familiar.
Estados e perfis das mulheres no comando
Em dez estados do Brasil, sendo oito deles localizados na região Nordeste, as mulheres são maioria no comando dos lares.
Pernambuco lidera o ranking, com 53,9% das casas chefiadas por mulheres. Outros estados com destaque nesse aspecto são Sergipe, Maranhão e Ceará.
Além disso, houve um aumento no número de lares chefiados por mães solo. Em 29% das casas em que as mulheres são responsáveis, há presença de filhos sem a figura de um cônjuge. Em contraste, apenas 4,4% dos lares chefiados por homens se enquadram nessa configuração.
O Censo também apontou que, pela primeira vez, pessoas que se identificam como pardas representam a maior parte dos chefes de família, com 43,8%, superando a proporção de responsáveis que se declaram brancos, que caiu para 43,5%.
Por fim, o Censo destacou a queda no número médio de moradores por domicílio, que passou de 3,3 em 2010 para 2,8 em 2022, acompanhando a tendência de aumento de pessoas morando sozinhas. O número de casais sem filhos também aumentou, enquanto as famílias compostas por casais com filhos diminuíram.