O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), criado pela administração de Donald Trump, está avançando sob a liderança de Elon Musk. Inclusive, a ala de trabalho está considerando o uso da blockchain em suas operações.
A tecnologia por trás das criptomoedas seria utilizada para monitorar gastos governamentais, proteger dados, gerenciar pagamentos e até mesmo administrar edifícios públicos.
Com isso, Charles Hoskinson, fundador da Cardano (ADA), manifestou interesse em colaborar gratuitamente com o DOGE, apontando que, além da concorrente do Ethereum (ETH), Bitcoin e Midnight seriam ideais para a iniciativa.
“Isso é perfeito para Cardano, Bitcoin e Midnight. Elon, entre em contato conosco, faremos isso sem custos”.
Segundo a Bloomberg, o CEO da Tesla planeja dialogar com diversas blockchains públicas para definir a melhor integração para o DOGE. Até o momento da escrita do artigo, nenhuma rede específica foi mencionada.
Com o novo departamento, Musk tem o intuito de reduzir trilhões de dólares do orçamento federal e promover a responsabilização do governo por meio de maior transparência.
O tema de gastos governamentais se tornarem públicos para que norte-americanos comuns possam adotá-los, não é algo novo.
Em abril de 2024, por exemplo, o ex-candidato presidencial dos EUA Robert F. Kennedy Jr. propôs colocar todo o orçamento federal on-chain como parte de sua agenda política.
“Todo americano pode olhar para cada item do orçamento inteiro, a qualquer hora que quiser, 24 horas por dia. Teremos 300 milhões de olhos em nosso orçamento. Se alguém estiver gastando US$ 16.000 em um assento de vaso sanitário, todo mundo saberá sobre isso”.
Leia mais: Ripple conquista licenças de transmissão de dinheiro em dois estados dos EUA