Os registros da Comissão Eleitoral Federal (FEC) revelaram que Chris Larsen, cofundador da Ripple, fez uma doação no valor de 1.754.815,29 XRP para a campanha de Kamala Harris. Atualmente, Harris tem cerca de 46% de chance de vencer a corrida presidencial no dia 5 de novembro, enquanto Donald Trump possui quase 54% de chances.
Além disso, os executivos da Ripple Labs também demonstraram apoio a Kamala, afirmando que “com Kamala Harris na Casa Branca, a comunidade empresarial terá uma presidente que deseja ver as indústrias americanas prosperarem.”
O impacto no mercado de criptomoedas
Apesar de a notícia ser recente, essa doação foi realizada em 5 de agosto de 2024. Outros representantes e executivos do mercado de criptomoedas também anunciaram seu apoio à campanha presidencial de Harris.
Anteriormente, sem um posicionamento efetivo sobre o mercado de criptomoedas, a candidata à presidência afirmou recentemente que irá encorajar tecnologias como IA e ativos digitais, ao mesmo tempo em que protege consumidores e investidores.
Outro fator interessante que ocorreu em agosto foi uma iniciativa chamada Crypto4Harris, com o propósito de engajar a comunidade cripto e ajudar Harris a se conectar com o setor de criptomoedas. A iniciativa visa aproximar a candidata das narrativas de avanços tecnológicos, incluindo blockchain e moedas digitais.
Mesmo com o posicionamento promissor para as criptomoedas, a fala de Harris foi bastante similar a outras declarações de Biden em maio de 2024 e não trouxe mais informações sobre a possibilidade de um replanejamento nas posições atuais da SEC.
Ripple x SEC: a batalha ainda continua
A batalha entre a Ripple e a SEC continua, mesmo com as recentes conquistas da Ripple nos tribunais. A SEC não aceitou a decisão tão facilmente e está entrando com recursos, pois a devolutiva recente determinou que as vendas de XRP não se enquadram como valores mobiliários.
No entanto, o que a comunidade esperava ser uma decisão definitiva tornou-se mais uma apelação da SEC. A batalha persiste e continua a influenciar as decisões legais relacionadas ao mercado de criptomoedas nos Estados Unidos.