A Coinbase anunciou o lançamento do COIN50, índice que acompanha a performance das 50 principais criptomoedas listadas na plataforma.
A iniciativa é voltada para investidores interessados em acompanhar uma representação diversificada do mercado cripto e também está disponível como um contrato perpétuo com alavancagem de até 20x.
O COIN50 oferecerá uma visão balanceada das criptos, englobando os ativos digitais mais relevantes e líquidos que atendem aos critérios de inclusão estabelecidos pela Coinbase.
Com um peso máximo de 50% para um único ativo, o índice possui as maiores participações em Bitcoin (BTC), seguido de Ethereum (ETH), Solana (SOL), XRP e Dogecoin (DOGE).
David Duong, chefe de pesquisa da Coinbase, disse que, embora o mercado cripto tenha crescido muito, ele ainda representa apenas 3% do valor total das ações globais, que supera os US$ 101 trilhões.
Duong aponta que a criação do COIN50 atenderá a uma demanda de investidores por um índice que capture mudanças estruturais e tendências duradouras, similar ao papel do S&P 500.
Além da possibilidade de investimento direto no índice, a Coinbase anunciou que o COIN50-PERP estará disponível para clientes em países autorizados, excluindo Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.