A Colômbia deu início à operação em larga escala do Bre-B, seu novo sistema de pagamentos instantâneos.
Inspirado no Pix brasileiro, o Bre-B esteve em fase de testes desde 23 de setembro e agora começa a funcionar para toda a população.
O sistema replica as principais características do modelo nacional com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana, liquidação imediata e interoperabilidade entre instituições financeiras.
Segundo o Banco de la República, mais de 30 milhões de colombianos já se cadastraram para usar o Bre-B, o que representa 76% da população adulta do país.
O sistema permite que usuários façam transferências usando apenas o número de celular, e-mail ou documento de identificação, facilitando o envio de dinheiro em tempo real.
Os pagamentos também podem ser feitos por QR Code, entre pessoas ou entre pessoas e empresas.
📱 Aliança com empresas brasileiras aumenta acesso
A estreia do Bre-B conta com a participação do EBANX, fintech brasileira responsável por processar pagamentos de grandes empresas globais na América Latina.
A empresa integrou o comitê consultivo do banco central colombiano e realizou parceria com a MOVii, primeira banktech da América Latina.
A união possibilita que empresas internacionais aceitem o Bre-B como forma de pagamento na Colômbia desde o primeiro dia.
Para Eduardo de Abreu, vice-presidente de Produto do EBANX, a criação do Bre-B representa uma nova fase para a economia digital do país.
Katherine Roa, diretora comercial da MOVii, destaca que os colombianos agora podem comprar em e-commerces do mundo todo com o mesmo método de pagamento usado localmente, o que reduz barreiras e aumenta o acesso.
Leia também:
Anvisa aciona agências globais por antídoto contra metanol
Pix ganha botão de contestação para proteção contra golpes
Desemprego no Brasil cai a 5,6% e bate novo recorde
Fique por dentro das notícias mais quentes do mercado brasileiro: entre no nosso canal no WhatsApp