Com 10 pedidos ativos, XRP se destaca como favorito para ETF spot

Com 10 pedidos ativos, XRP se destaca como favorito para ETF spot
FinanceFeeds

De acordo com a plataforma Kaiko, o XRP é a criptomoeda que tem as maiores chances de ser aprovada para o primeiro ETF spot da área nos próximos meses.

As gestoras de ativos Bitwise, Grayscale e VanEck aceleraram o envio de novas propostas de ETFs, com prazos de decisão cada vez mais próximos.

No caso do XRP, a criptomoeda lidera o número de aplicações ativas para ETFs, com 10 pedidos registrados até o momento, seguida por Solana (SOL) com cinco e Litecoin (LTC) e Dogecoin (DOGE), com três cada.

A SEC tem até o dia 22 de maio de 2025 para responder à solicitação de ETF spot de XRP feita pela Grayscale.

Token da Ripple lidera a corrida

O XRP, de acordo com dados da Kaiko, apresenta a maior profundidade de mercado de 1% entre as altcoins nas principais exchanges centralizadas, o que mostra uma grande quantidade de ordens de compra e venda próximas ao preço de mercado, proporcionando um ambiente de negociação estável e com menor deslizamento.

Outro fator que chamou a atenção dos analistas foi o lançamento do ETF alavancado da Teucrium, o XXRP, que proporciona o dobro do retorno diário do XRP por meio de contratos futuros e swaps.

Esse lançamento marcou o primeiro ETF alavancado para a criptomoeda nos Estados Unidos.

Mas haverá demanda?

Conforme observado pela análise de Min Jung, da Presto, o interesse por ETFs spot de Ethereum tem sido limitado, com muitas instituições ainda acreditando que o bitcoin continua sendo a principal opção, deixando o mercado de altcoins de lado.

Além disso, o mercado de opções de XRP, na plataforma Deribit, ainda aponta para uma inclinação mais negativa, mostrando uma busca por proteção contra quedas no preço.

No entanto, os analistas da Kaiko argumentam que essa atitude é mais um reflexo das condições macroeconômicas instáveis do que uma indicação negativa sobre a possível aprovação do ETF.

Leia mais: Canadá lança ETFs spot de Solana com staking integrado em 16 de abril

Deixe seu comentário: