A comunidade Cardano (ADA) ficou indignada com o fato de a altcoin ter sido deixada de fora da edição de 2024 do relatório “State of Crypto”, publicado pela empresa de capital de risco Andreessen Horowitz (a16z).
O relatório destacou vários avanços no setor de blockchain, dentre eles o crescimento da atividade e o aumento do número de usuários de criptomoedas globalmente, com ênfase no desenvolvimento do Ethereum, Solana, Optimism, Avalanche e zkSync.
Ao ver a ADA de fora, o defensor e validador da plataforma de contratos inteligentes, conhecido pelo pseudônimo Stake With Pride, fez uma postagem direcionada ao CTO da a16z, Eddy Lazzarin, e ao executivo Daren Matsuoka, destacando as conquistas da Cardano ao longo dos anos, como o número de projetos ativos na rede e o uso diário da plataforma.
Atualmente, a Cardano hospeda mais de 1.000 projetos e conta com entre 30.000 e 50.000 usuários ativos diariamente. Além disso, a rede possui 1,3 milhão de carteiras com fundos em staking.
Charles Hoskinson, fundador da Cardano, também reagiu ao relatório, afirmando que empresas de capital de risco como a a16z tendem a destacar projetos nos quais têm investimentos.
“Lembre-se de que os VCs escrevem sobre o que eles investem e lucram”, afirmou.
Hoskinson aproveitou a oportunidade para destacar a superioridade de Cardano em termos de desempenho em relação à Solana. Para isso, mencionou o projeto “Leios”, que visa aumentar a velocidade de processamento da rede ADA sem comprometer a descentralização, vantagem que, segundo ele, supera a blockchain da SOL.