Conta de luz sobe em junho com bandeira vermelha ativada

Conta de luz sobe em junho com bandeira vermelha ativada
Imagem destaque: ChatGPT

A partir de junho, os consumidores brasileiros vão pagar mais caro pela conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a mudança da bandeira tarifária para a vermelha no patamar 1, o que adiciona R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A justificativa da Aneel está na expectativa de uma geração hidrelétrica inferior à do mês anterior. Segundo a agência, o Operador Nacional do Sistema (ONS) aponta afluências abaixo da média em todo o país, o que aumenta os custos de geração de energia e exige o uso de fontes alternativas mais caras, como as usinas termelétricas.

Em maio, a bandeira tarifária vigente era a amarela, ativada pela transição entre o período chuvoso e o seco, com previsões de chuvas e vazões inferiores à média histórica nos reservatórios.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, informa mensalmente aos consumidores os custos variáveis da geração de energia elétrica no país. As cores das bandeiras (verde, amarela e vermelha em dois patamares) mostram o quadro atual de geração e os custos repassados às contas de luz.

Leia mais: Inflação deve fechar 2025 acima do teto da meta do Banco Central

Deixe seu comentário: