Os desenvolvedores da Cosmos estão realizando testes do Inter-Blockchain Communication (IBC) para sua implementação na rede Ethereum (ETH). O intuito desse passo é aprimorar a interoperabilidade entre os dois ecossistemas e facilitar a transferência de ativos e dados.
Maghnus Mareneck, co-CEO da Interchain Labs, uma das principais equipes por trás da Cosmos, disse que a empresa realizou uma transação de teste utilizando o IBC entre o Cosmos Hub e o ETH. O experimento faz parte do processo de atualização do protocolo, chamado Eureka, que será implementado na versão IBC-go v10 ainda este ano.
O objetivo dessa expansão é transformar o IBC em um padrão universal de comunicação entre blockchains, conectando redes de grande relevância como Ethereum e Solana. O primeiro passo desse processo é a conexão direta entre a blockchain do ETH e a principal rede da Cosmos, conhecida como Hub.
O IBC funciona como um protocolo padronizado que permite a interoperabilidade entre blockchains independentes, possibilitando a transferência de ativos e informações de forma eficiente. Seu funcionamento se baseia no uso de light clients e relayers, facilitando a comunicação segura entre redes.
Além da Interchain Labs, outras iniciativas estão trabalhando para integrar o IBC ao Ethereum. Picasso, Union e Polymer, por exemplo, estão desenvolvendo soluções específicas para viabilizar essa conectividade e explorar novas oportunidades no mercado de finanças descentralizadas e aplicativos cross-chain.
Leia mais: XRP pode atingir marca de US$ 29 até 2030. Saiba como