Que a Ripple vai lançar sua stablecoin RLUSD em breve você já sabe, mas já se perguntou o que ocorre quando bilhões ou até trilhões de unidades desse token são movimentados diariamente no XRP Ledger?
O CTO da empresa, David Schwartz, respondeu a essa pergunta compartilhando os detalhes do mecanismo de queima e seu papel na economia do XRP.
Como funciona o processo?
O processo de queima foi desenvolvido para manter a eficiência e a segurança da rede. Cada transação realizada na plataforma possui uma taxa cobrada no token da Ripple.
Contudo, ao contrário de sistemas convencionais onde as taxas são redistribuídas, no XRP Ledger elas são eliminadas permanentemente, ou seja, queimadas.
Embora a quantidade queimada por transação seja minúscula — geralmente 0,00001 XRP —, o impacto cumulativo ao longo do tempo reduz gradualmente a oferta total do token.
Impacto
Schwartz disse que, mesmo com um crescimento no uso da rede, o efeito na oferta total da altcoin seria modesto.
Para se ter uma ideia, mesmo se sistemas de pagamentos globais como SWIFT e Visa utilizassem XRP para bilhões de transações diárias, a redução anual na oferta total seria inferior a 0,01%.
Leia mais: Stablecoin da Ripple pode ser lançada na rede Cardano (ADA)