Changpeng Zhao (CZ), fundador e ex-CEO da Binance, anunciou que irá oferecer apoio através de doações financeiras aos investidores que perderam dinheiro devido à alta e queda brusca das memecoins TST e BROCCOLI.
Tudo começou quando CZ compartilhou um vídeo educativo sobre a Four.meme, plataforma de criação de memecoin na BNB Chain, que mencionava um token chamado Test (TST) como exemplo.
O conteúdo mencionado gerou um frenesi em cima de um ativo que, em teoria, seria apenas um teste para mostrar como a plataforma funcionava.
Pouco tempo depois, outra memecoin, a BROCCOLI, ganhou força após CZ citar o nome de seu cachorro.
No começo, ambos os tokens apresentaram fortes valorizações. O BROCCOLI, por exemplo, viu um aumento de 160% logo após o lançamento. Contudo, essa alta foi efêmera, e as altcoins sofreram quedas abruptas de 60% a 80% em poucos dias.
A “ajuda” de CZ
Para conter o caos que foi criado por ele mesmo, CZ decidiu agir, anunciando que doações feitas para seu endereço seriam destinadas às vítimas do colapso do TST e BROCCOLI.
Além disso, o empresário fez uma contribuição de 150 BNB (US$ 100.000) a um estudante universitário que já havia doado US$ 50.000 para ajudar vítimas de outro colapso cripto, a memecoin $LIBRA divulgada pelo presidente da Argentina, Javier Milei.
O CEO da Binance foi claro ao afirmar que suas doações não significam que ele apoia esses tokens.
“Não vou ficar com um satoshi disso. Vou doar, provavelmente para pessoas que tiveram prejuízo com o TST ou alguns dos Broccolis”.
Leia mais: Memecoin Broccoli: Será CZ o maior golpista de 2025?