CZ solicita perdão presidencial nos EUA e reforça críticas à mídia tradicional

CZ solicita perdão presidencial nos EUA e reforça críticas à mídia tradicional
Imagem destaque: ChatGPT

Changpeng Zhao (CZ), fundador da Binance, confirmou que sua equipe jurídica deu entrada em um pedido oficial de perdão presidencial nos Estados Unidos (EUA). A declaração foi feita durante entrevista no podcast cripto Rug Radio.

Em março deste ano, o Wall Street Journal divulgou que a família Trump teria interesse em adquirir uma participação na Binance.US em troca de um perdão para CZ. Na ocasião, o ex-CEO negou publicamente a informação em sua conta na rede social X, classificando o relatório como uma “fabricação” e assegurando que não houve qualquer tipo de encontro com representantes do presidente dos EUA.

Apesar da negativa, o empresário disse na mesma publicação que não se oporia a ser perdoado, argumentando que é a única pessoa sentenciada à prisão por uma única acusação relacionada ao Bank Secrecy Act (BSA), legislação estadunidense voltada ao combate à lavagem de dinheiro.

No podcast, CZ afirmou que o pedido formal foi feito há duas semanas e mencionou outros nomes da indústria cripto que já foram beneficiados por perdões, como o ex-CEO da BitMEX, Arthur Hayes. 

Segundo o fundador da Binance, a decisão de solicitar o perdão veio apenas após a repercussão das matérias da Bloomberg e do WSJ. O ex-CEO reiterou que segue interessado na possibilidade de ser perdoado, mas pretende cumprir todos os trâmites legais necessários.

Críticas à mídia e preocupação com memecoins

CZ também voltou a criticar a forma como a mídia tradicional retrata o mercado de criptomoedas. Para ele, muitos dos relatos veiculados pelos grandes veículos são “falsos ou fabricados” e isso afeta negativamente a credibilidade da imprensa.

Outro ponto abordado na entrevista foi o excesso de capital alocado em memecoins, que segundo CZ, recebem atenção exagerada em relação ao seu valor real. O empreendedor pontuou que a maioria desses tokens tem natureza especulativa e de curto prazo, e que muitos investidores já estão cientes dos riscos envolvidos. Mesmo assim, ele acredita que isso acaba ofuscando projetos com aplicação real.

Nova postura da SEC pode atrair inovadores

CZ responsabilizou a antiga postura da SEC, que classificava a maioria das criptos como valores mobiliários, por afastar desenvolvedores do ecossistema. No entanto, com a nova administração do órgão regulador adotando uma abordagem mais flexível, ele acredita que o mercado de altcoins deve atrair novamente os construtores de inovação.

Ao final da conversa, o ex-CEO da Binance declarou nunca ter falado com Trump e que não participa de campanhas eleitorais, tanto por questões legais quanto por escolha pessoal. Ainda assim, elogiou a postura da atual administração estadunidense, que, segundo ele, é “muito pró-cripto e inteligente”. Apesar disso, CZ afirmou que a Binance.US não tem planos para o mercado dos EUA no momento, embora continue em operação. O empresário continua sendo o acionista majoritário da unidade norte-americana da exchange.

Leia mais: Fork Pectra é lançado na mainnet Ethereum, atualização mais ambiciosa desde Dencun

Deixe seu comentário: