Departamento de Justiça dos EUA encerra unidade dedicada a crimes com criptomoedas

Departamento de Justiça dos EUA encerra unidade dedicada a crimes com criptomoedas
CNN Portugal

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) anunciou o encerramento imediato da unidade responsável por investigações relacionadas ao mercado de criptomoedas. A decisão foi comunicada em um memorando interno assinado pelo vice-procurador-geral Todd Blanche na última segunda-feira (7).

Segundo o documento, a desativação da Unidade Nacional de Execução de Criptomoedas (NCET, na sigla em inglês) faz parte de uma reestruturação do órgão para se alinhar às novas diretrizes estabelecidas pelo governo de Donald Trump. O atual presidente dos EUA determinou em janeiro uma ordem executiva que busca promover maior clareza regulatória na indústria blockchain, mudando o foco das abordagens anteriores.

Histórico da NCET e sua atuação

Criada em 2021, durante a administração Joe Biden, a NCET atuava como uma força-tarefa formada por promotores especializados em crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro, além de profissionais de outros escritórios distritais.

O grupo esteve envolvido em alguns dos casos mais relevantes envolvendo criptomoedas nos últimos anos, como as investigações sobre o Tornado Cash — ferramenta usada para embaralhar fundos digitais — e o caso de Avraham Eisenberg, acusado de explorar falhas em um protocolo de negociação cripto para desviar US$ 100 milhões.

A unidade também desempenhou um papel importante nas apurações envolvendo grupos ligados ao governo da Coreia do Norte, suspeitos de lavar recursos oriundos de ataques cibernéticos com criptomoedas.

No novo cenário, os esforços do Departamento de Justiça deverão se concentrar em processar indivíduos acusados de prejudicar investidores no mercado de criptomoedas, deixando de lado ações contra plataformas de negociação, carteiras offline e serviços como mixers.

Leia mais: Trump ameaça nova rodada de tarifas de 50% contra a China

Deixe seu comentário: