O deputado democrata Sam Liccardo pretende apresentar seu primeiro projeto de lei nos Estados Unidos, focado em restringir a relação entre políticos e memecoins.
A medida é chamada de MEME Act e tem o intuito de proibir que autoridades públicas criem, promovam ou patrocinem criptomoedas, principalmente memecoins.
A proposta abrange desde o presidente até membros do Congresso e se estende a cônjuges e dependentes dessas autoridades.
O objetivo do projeto é evitar que políticos tirem proveito de seus cargos por meio do mercado cripto, reduzindo riscos de corrupção e possíveis interferências externas.
Liccardo justificou a iniciativa afirmando que a entrada de Donald Trump no mercado de criptomoedas levanta preocupações sobre transparência, uso indevido de informação privilegiada e influência externa indevida.
O presidente dos EUA lançou sua memecoin pouco antes de assumir o cargo e o token, tão rápido quanto valorizou, despencou, deixando muitos investidores com prejuízos.
A legislação proposta por Liccardo também prevê que qualquer lucro obtido por Trump com a emissão da memecoin seja devolvido.
Além disso, o projeto daria a investidores prejudicados o direito de processar políticos que se envolvam nesse tipo de atividade. Para o deputado, essa medida ajudaria a compensar uma possível falta de rigor na fiscalização governamental.
Apesar da resistência esperada no Congresso de maioria republicana, o deputado acredita que o projeto servirá como um marco importante e poderá ganhar força em um futuro governo democrata.
Leia mais: BlackRock está por trás da queda atual do bitcoin?