Eric Conner, um dos principais desenvolvedores do Ethereum (ETH), anunciou sua saída do ecossistema da altcoin, alegando insatisfação com as decisões da liderança da Ethereum Foundation.
O anúncio foi realizado na rede social X, onde ele não poupou críticas à organização e à diretora executiva, Aya Miyaguchi, que está sendo criticada por falta de eficiência e erros em sua liderança.
Conner destacou que a fundação, segundo sua visão, estaria atolada em uma cultura “contrária ao progresso” e afirmou que mudanças na liderança são urgentes para a evolução do Ethereum. No entanto, o cofundador da rede, Vitalik Buterin, rebateu as críticas, dizendo que confia muito em Miyaguchi.
De acordo com Buterin, Miyaguchi está sendo vítima de um “ataque de bode expiatório”. Nesse sentido, ele comentou sobre uma entrevista mal traduzida na Wired Japan, que deturpou sua posição sobre competição e sucesso dentro do ecossistema Ethereum.
Disputas internas e pedido de renovação na liderança
A pressão por mudanças na estrutura da Ethereum Foundation não é novidade. Inclusive, Buterin admitiu a necessidade de ajustes profundos na governança, mas disse que, por ora, ele continua como o principal responsável pelas decisões relacionadas ao tema.
“Estamos trabalhando em reformas que trarão mais eficiência, mas, enquanto isso, a responsabilidade é minha”.
De acordo com o rosto por trás do Ethereum, a fundação não deve ceder a pressões externas ou internas para influenciar reguladores. Ele afirmou que quem busca uma abordagem diferente está livre para criar suas próprias organizações.
Futuro de Conner: blockchain e inteligência artificial
Após sua saída, Conner anunciou que direcionará seus esforços para a integração entre blockchain e inteligência artificial.
O desenvolvedor já deu início a seus projetos na área, começando pela Freysa AI, mas também está aberto a parcerias com outras iniciativas do setor.
“Construir um futuro em que a tecnologia seja justa e preserve a autonomia humana é mais importante do que qualquer blockchain ou liderança específica”.
Leia mais: Com quase 270 mil ETH, Ethereum Foundation considera staking da altcoin