Desenvolvedores do Ethereum propõem aumento do limite de gas em nova atualização da rede

Desenvolvedores do Ethereum propõem aumento do limite de gas em nova atualização da rede
Pexels/Bastian Riccardi

Os desenvolvedores do Ethereum (ETH) estão avaliando a possibilidade de quadruplicar o limite de gas da camada principal da rede como um dos principais destaques do próximo hard fork, previsto para depois da atualização Pectra.

Batizada de Fusaka, a futura mudança é registrada como EIP-9678 e foi apresentada em 23 de abril por Sophia Gold, integrante da equipe de suporte ao protocolo da Ethereum Foundation. A ideia é testar um novo limite de gas de 150 milhões, bem acima do padrão atual, que gira em torno de 36 milhões.

Durante reunião dos desenvolvedores centrais da rede, o chamado All Core Devs Execution (ACDE), foi discutida a inclusão do aumento do limite de gas como uma prioridade na atualização Fusaka. Segundo o desenvolvedor Tim Beiko, que resumiu o encontro no dia seguinte, a proposta pode ser integrada formalmente nas próximas semanas.

Mesmo com a definição do escopo técnico do hard fork já em andamento, os desenvolvedores apontam que a elevação do limite de gas poderá exigir mudanças adicionais no protocolo. Ou seja, novas propostas técnicas poderão ser incluídas antes do lançamento de Fusaka, previsto para o final de 2025.

No entanto, é preciso destacar que o aumento do limite de gas não depende apenas do consenso técnico. Como ele é definido pelos validadores da rede, é necessário garantir que todos os clients Ethereum — programas que executam os nodes da rede — estejam alinhados. A proposta de EIP visa justamente padronizar os valores e facilitar esse processo de transição.

Segundo os desenvolvedores, aumentar o limite de gas pode melhorar a capacidade de processamento de transações da rede sem a necessidade de implementar recursos completamente novos.

Em fevereiro deste ano, os validadores já aprovaram um aumento modesto no limite de gas, que passou a operar pouco abaixo de 36 milhões. Para comparação, o valor médio estava em torno de 30 milhões desde 2021.

Leia mais: Não acho que o Ethereum sobreviverá mais do que 15 anos, diz Charles Hoskinson

Deixe seu comentário: