Do Kwon se declara inocente de acusações criminais em tribunal dos EUA

Do Kwon se declara inocente de acusações criminais em tribunal dos EUA
Money Times

Do Kwon, cofundador da Terraform Labs, declarou-se inocente durante uma audiência em Nova York, após ser extraditado para os Estados Unidos.

A audiência ocorreu em um tribunal de Manhattan na última quinta-feira (2), onde Kwon compareceu acompanhado de seus advogados. Seu próximo comparecimento está marcado para 8 de janeiro.

O investigado demonstrou descontração ao interagir com sua equipe de defesa, de acordo com informações divulgadas pela Inner City Press. O veículo informou que Kwon parecia estar “de bom humor” enquanto conversava e sorria durante o procedimento.

As acusações

O fundador da Terraform Labs enfrenta acusações criminais de conspiração para fraudar, fraude de commodities, fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários, conspiração para lavagem de dinheiro e manipulação de mercado.

As acusações estão relacionadas ao colapso da stablecoin algorítmica TerraUSD (UST), ligada ao token de governança LUNA.

O desabamento do ecossistema Terra em 2022 resultou em perdas bilionárias ao mercado de criptomoedas.

A UST foi projetada para manter seu valor estável por meio de algoritmos que dependiam de incentivos de mercado, mas falhou de forma catastrófica.

Autoridades norte-americanas alegam que o ex-executivo utilizou estratégias enganosas para construir um “mundo financeiro” baseado em falsas promessas e práticas manipulativas que prejudicaram investidores, parceiros comerciais e reguladores.

De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, Kwon pode ser condenado a até 130 anos de prisão se for considerado culpado de todas as acusações.

Procuradores norte-americanos afirmam que os produtos principais da Terraform foram deliberadamente manipulados para criar uma falsa impressão de funcionalidade e descentralização, enganando investidores ao redor do mundo.

Além das acusações criminais, Kwon foi alvo de processos civis movidos pela SEC dos Estados Unidos.

Em março de 2023, o julgamento da Terraform e da Comissão resultou em um veredicto desfavorável para Kwon, que foi considerado culpado de fraudar investidores por meio da venda de valores mobiliários associados à plataforma.

Leia mais: Crimes relacionados a criptomoedas na Coreia do Sul podem resultar em prisão perpétua

Deixe seu comentário: