Dubai tem avançado com sua estratégia de integrar soluções de pagamento em criptomoedas no mercado imobiliário, permitindo a compra de imóveis através de Bitcoin, Ethereum e USDT.
O mercado imobiliário da cidade é conhecido por atrair compradores devido à possibilidade de possuir propriedades sem impostos, além das suas luxuosas opções de imóveis e elevados padrões de qualidade de vida.
Com a introdução de pagamentos em criptomoedas, esses benefícios ficam ainda melhores, com transações mais ágeis, menores custos com taxas e uma segurança reforçada pela blockchain.
A tecnologia por trás das criptos permite que todas as transações sejam registradas de maneira descentralizada, sem a necessidade de intermediários bancários, garantindo maior segurança e transparência nas transações.
Como investir em imóveis em Dubai
Para quem deseja investir no mercado imobiliário de Dubai com criptomoedas, o processo é relativamente simples.
O primeiro passo é escolher o imóvel desejado, podendo ser apartamentos, vilas ou casas. Em seguida, é necessário discutir com o desenvolvedor ou corretor a forma de pagamento, o valor em criptomoedas e as taxas de conversão. Após o acordo, o pagamento em cripto é feito diretamente para a carteira digital do vendedor.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar a conversão da criptomoeda para AED (dirham dos Emirados Árabes Unidos) por meio de um intermediário financeiro licenciado, caso o desenvolvedor assim exija.
Após a conversão, o comprador completa a documentação legal, assinando o contrato de compra e venda e fornecendo passaporte ou identidade dos EAU, comprovante de residência e informações de contato. Após a confirmação do pagamento, a propriedade é registrada em nome do comprador na Dubai Land Department (DLD), que emite os documentos oficiais de propriedade.
Dubai tem regulamentado as transações de criptomoedas para garantir a segurança e a legalidade dos processos. As regulamentações são a Dubai Virtual Asset Regulatory Authority (VARA), que supervisiona as transações de ativos virtuais; a Dubai Blockchain Strategy, que integra o blockchain em diversos setores; e a Lei nº 4 de 2022 sobre Ativos Virtuais, que cria um marco legal para os pagamentos em criptomoeda no emirado.
Leia mais: Banco Central tcheco pode destinar bilhões de euros de suas reservas ao bitcoin