O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que a empresa turca Yilport Holdings investirá US$1,6 bilhão em portos locais, sendo esse o maior investimento privado já registrado no país.
Além da modernização do Porto de Acajutla, o aporte será útil para a ativação do Porto de La Unión, que estava inoperante desde sua construção há mais de duas décadas.
Esse avanço é resultado de um acordo firmado durante a visita de Bukele à Turquia, em 2022. O projeto será gerido por uma empresa de propriedade mista, envolvendo a Yilport e a CEPA, que terão a responsabilidade de operar ambos os portos pelos próximos 50 anos.
Além das melhorias portuárias, o projeto engloba a construção da Bitcoin City, cidade inteligente planejada para ser um paraíso fiscal, utilizando energia geotérmica para impulsionar a mineração de BTC. O presidente de El Salvador já havia prometido que a cidade não teria impostos sobre a renda, propriedade, aquisições ou municipais, e que as emissões de CO2 seriam nulas.
O único imposto presente na Bitcoin City será o IVA, cuja metade será destinada ao pagamento de títulos municipais, e a outra parte, à manutenção da infraestrutura pública.
Imagem destaque: O Globo