A Autoridade Eleitoral Permanente da Romênia (ROAP) decidiu adotar a blockchain para garantir a integridade e transparência do processo eleitoral.
De acordo com Ovidiu Damian, desenvolvedor de blockchain local, a utilização dessa tecnologia garantirá a autenticidade dos votos de maneira segura e transparente.
Ao usar a tecnologia por trás das criptomoedas, as transações, ou votos, ficam registradas em um livro-razão público e acessível em tempo real. Assim, qualquer pessoa pode acompanhar o progresso das eleições através de um painel no site oficial da ROAP.
Até o momento, mais de 83 mil blocos, que contêm votos validados criptograficamente, foram adicionados à blockchain, permitindo que o público acompanhe os dados em tempo real.
O sistema utiliza a Infraestrutura de Serviços de Blockchain da Europa (EBSI), que conecta nodes em 27 países europeus.
Romênia não é nova no universo descentralizado
Em 2023, o país lançou uma plataforma de negociação de NFTs em parceria com a MultiversX Foundation, usando a blockchain MultiversX (EGLD).
Além disso, em 2024, a primeira notícia oficial da Romênia foi registrada como um NFT, sendo imutavelmente registrada na mesma rede.
Leia mais: Governo Trump pode utilizar tecnologia da Cardano para sistema de votação em blockchain