A rede social X enfrentou uma série de problemas técnicos nesta segunda-feira (10), com seus usuários relatando dificuldades de acesso e falhas de login.
O dono da empresa, Elon Musk, respondeu aos relatos, afirmando que a plataforma está sob um ataque cibernético de grande escala, altamente coordenado e mais complexo do que os ataques diários que a companhia costuma enfrentar.
Segundo o bilionário, o ataque pode ter sido orquestrado por um Estado-nação ou por um grupo de hackers com altos recursos.
De acordo com o Downdetector, site que monitora reclamações de usuários sobre serviços online, 40 mil relatos de interrupções foram registrados no pico dos problemas.
Este não é o primeiro caso do tipo a afetar a rede social. Para exemplificar, em agosto do ano passado, durante uma transmissão ao vivo de uma entrevista com Donald Trump, o X enfrentou uma interrupção causada por um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS). Na ocasião, o ataque impediu que muitos usuários acompanhassem a entrevista, que era conduzida pelo próprio Musk.
Leia mais: Cofundador da Ripple perde US$ 661 milhões em XRP após hack