Em defesa de Elon Musk, Trump quer encarcerar atacantes da Tesla em El Salvador

Em defesa de Elon Musk, Trump quer encarcerar atacantes da Tesla em El Salvador
RFI

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que indivíduos responsáveis por atos de vandalismo contra instalações da Tesla deveriam cumprir suas penas em presídios de El Salvador.

A declaração foi feita em sua rede social, Truth Social, onde ele destacou que condenados por ataques a carros da montadora de Elon Musk ou depredação das instalações da empresa poderiam enfrentar até 20 anos de prisão.

“Talvez eles possam cumprir suas penas nas prisões de El Salvador, que recentemente ganharam fama por suas condições tão encantadoras!”.

A procuradora-geral Pam Bondi classificou os episódios como “terrorismo doméstico” e afirmou que as ações não foram aleatórias, mas sim coordenadas.

Segundo Bondi, os ataques miram diretamente a figura de Musk, que atualmente ocupa o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE).

Entre os acusados, está Daniel Brendan Kurt Clarke-Pounder, preso na Carolina do Sul sob acusação de incendiar estações de carregamento da Tesla.

Em outro caso, Lucy Grace Nelson enfrenta acusações por lançar dispositivos incendiários em veículos da marca e pichar mensagens ofensivas contra Musk em instalações da empresa no Colorado.

Já em Portland, Adam Matthew Lansky foi acusado de atirar coquetéis molotov em carros da Tesla no mesmo dia em que Trump iniciou seu segundo mandato.

No entanto, nenhum dos réus foi formalmente indiciado por terrorismo doméstico, pois o termo não é tipificado como crime federal nos EUA. Ainda assim, todos podem pegar penas que variam entre 5 e 20 anos de prisão.

Crise financeira e apoio governamental

A Tesla tem passado por uma fase turbulenta, com perdas bilionárias no valor de mercado da empresa.

A situação financeira se agravou mesmo após a valorização das ações em novembro de 2024, quando Musk fez uma doação de US$ 250 milhões para a campanha de Trump.

A influência política do bilionário tem sido alvo de críticas, após assumir a liderança do DOGE, iniciativa voltada para reduzir gastos federais. Para muitos opositores, a fusão de interesses comerciais e políticos tornou a Tesla um símbolo de descontentamento.

Mesmo diante das controvérsias, Trump demonstrou apoio público a Musk e sua empresa. Em um evento na Casa Branca, o presidente elogiou os veículos da Tesla e disse ter adquirido um Cybertruck para sua neta.

Contudo, a fabricante enfrenta problemas adicionais após anunciar um recall de quase todos os Cybertrucks vendidos nos EUA devido a defeitos estruturais.

Enquanto isso, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, incentivou investimentos na Tesla durante uma entrevista à Fox News.

Leia mais: Músicas inéditas de Eminem foram vendidas por US$ 50 mil em bitcoin, aponta investigação

Deixe seu comentário: