Empresa de investimentos com apoio de Lewis Hamilton entra na mira da CVM

Empresa de investimentos com apoio de Lewis Hamilton entra na mira da CVM
Imagem destaque: ChatGPT

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) emitiu um alerta ao mercado de investimentos brasileiro sobre a atuação irregular da CFI Financial Group Holding Ltd e da CFI International Ltd, empresas estrangeiras que oferecem serviços financeiros de intermediação de valores mobiliários sem a devida autorização da autarquia.

A CVM aponta que qualquer pessoa que tenha sido abordada por representantes da CFI deve relatar a ocorrência por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), fornecendo detalhes da oferta e identificação dos agentes envolvidos. O descumprimento do ato da CVM pode acarretar multa de R$ 1.000 por dia.

Apesar de sua imagem sofisticada no exterior e da presença nos Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Chipre, Jordânia e Egito, a empresa está proibida de realizar qualquer tipo de oferta pública de investimentos no Brasil.

Segundo o Ato Declaratório CVM nº 23.344, publicado no início de maio de 2025, a CFI e seu sócio foram intimados a suspender imediatamente qualquer divulgação ou captação relacionada a valores mobiliários junto a investidores brasileiros, seja por meios digitais, redes sociais, aplicativos ou plataformas online.

Lewis Hamilton como embaixador da marca

O caso chama ainda mais atenção pelo fato de a CFI contar com o heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, como embaixador global da marca.

O piloto britânico foi anunciado como representante oficial da corretora em julho de 2024, em uma parceria de longo prazo que contou com eventos promocionais e uma doação à sua fundação social, Mission 44.

Quem é a CFI Financial Group

A CFI se apresenta como uma “corretora global de primeira linha”, com mais de 25 anos de experiência acumulada no setor financeiro. Ela opera oferecendo negociação de ações, índices, commodities, forex, ETFs e CFDs em 100 países.

No entanto, a história da empresa já foi marcada por outras questões regulatórias. Em 2016, por exemplo, a Comissão de Valores Mobiliários de Chipre (CySEC) impôs sanções à CFI Markets Ltd (parte do grupo) por deficiências nos sistemas de conformidade e proteção ao investidor. Na época, a companhia concordou com o pagamento de uma multa administrativa e se comprometeu a ajustar seus processos internos.

Leia mais: Visa aposta alto em stablecoins e quer liderar próxima geração de pagamentos

Deixe seu comentário: