O Bitcoin (BTC) foi lançado em 2009 e, desde então, alcançou feitos inimagináveis. Para exemplificar, a criptomoeda primária se tornou moeda de curso legal em El Salvador, foi responsável por um dos ETFs de maior sucesso nos Estados Unidos e se popularizou entre empresas de capital aberto como Metaplanet e MicroStrategy.
Já falando sobre os perfis de investidores do BTC, há indivíduos de todos os tipos, desde os apaixonados pela tecnologia da criptomoeda até aqueles que desejam apenas lucrar com ela. Mas, com um olhar atento, podemos definir de forma mais precisa quem são os investidores de Bitcoin, pelo menos é o que afirma o estudo The political, psychological and social correlates of cryptocurrency ownership, publicado pela revista PLOS ONE.
O estudo foi realizado nos Estados Unidos com 2.001 adultos e destacou que cerca de 30% dos participantes estavam, de alguma forma, envolvidos com o mercado de criptomoedas. Esses investidores, em sua maioria, eram homens, jovens, com alto nível educacional, boa renda e exibiam características psicológicas “diferenciadas”.
Criptos e Dark Tetrad
De acordo com o estudo, há uma forte correlação entre o envolvimento com criptomoedas e a presença de traços conhecidos como a Dark Tetrad: narcisismo, maquiavelismo, psicopatia e sadismo.
Além disso, os criptoinvestidores tendem a apresentar uma visão paranoica do mundo e uma profunda desconfiança dos sistemas financeiros tradicionais. Essa desconfiança leva muitos a se apoiarem em plataformas alternativas, como Telegram e Reddit, reforçando uma atitude anti-establishment prevalente na comunidade cripto.
Outro ponto interessante destacado pela pesquisa é a ligação entre a propriedade de criptomoedas e a religiosidade. Os investidores, de acordo com o estudo, tendem a ser mais religiosos do que a população em geral.
A combinação de crenças religiosas fortes e uma visão paranoica do sistema financeiro tradicional motiva esses indivíduos a buscar ativos digitais como uma forma de alcançar maior autonomia. Para muitos, investir em criptomoedas vai além do lucro; trata-se de um movimento contra o sistema estabelecido.
Politicamente, os proprietários de ativos digitais não se enquadram em categorias tradicionais. O estudo identificou um apoio diversificado entre os criptoinvestidores, que varia desde figuras como Bernie Sanders até Donald Trump. Isso sugere que, para muitos, a atração pelas criptomoedas está enraizada em um desejo de rebeldia contra o status quo, impulsionado por uma mistura única de desconfiança, interesse próprio e fervor ideológico.